13/08/2017 as 09h16 - Atualizado em 13/08/2017 as 09h19

Conheça 100 países que não exigem o documento de brasileiros, como Visto ou Passaporte

Estados Unidos, Japão e Austrália são algumas das nações que ainda exigem o documento de viajantes do Brasil



Tirar um visto de turismo pode ser uma experiência bem desagradável, que inclui preenchimento de formulários, pequenas fortunas gastas com taxas, horas perdidas lidando com consulados ou embaixadas.

Estados Unidos, Japão e Austrália são algumas das nações que ainda exigem o documento de viajantes do Brasil. Mas há mais de cem países ao redor do globo em que brasileiros podem entrar sem visto. Para ingressar nestes lugares, é preciso, geralmente, apenas receber um carimbo de admissão em algum de seus postos de fronteira.

A Europa é uma das regiões que menos pedem visto para brasileiros: mais de 40 países do velho continente não fazem esta exigência. As outras são a América do Sul (Guiana Francesa é a única exceção), a área do Caribe e a América Central.

No entanto, a ausência da exigência do visto não significa, necessariamente, que o ingresso no país será fácil. Nações como Alemanha, Espanha e França, por exemplo, não pedem visto para brasileiros, mas exigem passagem de retorno ao Brasil e comprovantes de recursos financeiros. Se falhar em cumprir as exigências do oficial de imigração, o viajante pode ser mandado de volta ao Brasil.

Por outro lado, há países que solicitam visto para brasileiros, mas sem encheção de saco: no Egito, por exemplo, o visto é tirado no próprio aeroporto do Cairo, quase sempre de maneira rápida.

Hoje, a região que mais pede visto para turistas do Brasil é a África: só seis dos 54 países do continente não fazem esta exigência.

E vale lembrar: brasileiros podem ingressar em nove países da América do Sul usando apenas o RG. São eles Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Países que não pedem visto

Veja abaixo uma lista de países e territórios com autonomia (como Hong Kong) que, segundo o Itamaraty, não pedem visto de turismo para brasileiros.

Ressalva, as políticas de admissão podem mudar de uma hora para outra. Verifique, antes da viagem, se a situação permanece a mesma. E outro ponto importante: a admissão a países que não pedem visto tem prazo de validade.

Na Coreia do Sul, por exemplo, o turista pode permanecer por até 90 dias. Se for ficar mais tempo, é preciso tirar visto. O limite varia de país de país. Por isso, também cheque como funcionam os prazos de permanência no destino, além de se informar sobre eventuais documentos que podem ser pedidos na hora do ingresso ao país.

Eis a lista, separada por regiões do mundo:

África
África do Sul, Botsuana, Ilhas Seychelles, Marrocos, Namíbia e Tunísia.

América Central
Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá.

América do Norte e Caribe
Antígua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Curaçau, Domínica, Granada, Haiti, Jamaica, México, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Martinho, São Vicente e Granadinas e Trinidade e Tobago.

América do Sul
Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Ásia
Cazaquistão, Cingapura, Coreia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Ilhas Maldivas, Israel, Macau, Malásia, Mongólia, Tailândia e Turquia.

Europa
Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Áustria, Belarus/Bielorrússia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Mônaco, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia e Vaticano.

Oceania
Ilhas Fiji, Ilhas Tuvalu, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, República do Palau, Samoa e Tonga.

UOL


Públicado por: Roberto Lorenzon